Monday, January 10, 2011

Em que situações é útil o uso de blogs em Educação?

O uso das novas ferramentas tecnológicas online deve ter sempre em conta as limitações e potencialidades destas, para que de facto exista uma mais valia na sua aplicação. Portanto, o seu uso e escolha depende, em grande parte, dos objectivos a que nos propomos. 
Os blogs à semelhança de outras ferramentas têm vantagens e desvantagens que serão abordadas em futuros posts.
Podem ser criados e geridos por professores (individualmente ou em grupo), por alunos (individualmente, por grupos de trabalho, ou por turmas) e até simultaneamente por professores e os seus alunos. O público-alvo de um blog destes poderá ser professores, alunos, pais, comunidade educativa em geral, e pode até não ter um público-alvo específico. De qualquer forma o conteúdo fica acessível a todos os que visitem o blog.
Aqui pretendo colocar uma lista de possíveis aplicações dos blogs na Educação, que não ficará esgotada com a publicação deste post. Neste momento publicarei apenas uma pequena listagem que será desenvolvida ao longo do tempo e com a colaboração dos leitores que poderão deixar novos exemplos ou links.
Possíveis usos dos blogs em Educação:

  • Apresentação das várias etapas de um projecto educativo de um ou mais professores;

  • Preparação de encontros em Educação;

  • Reflexão em torno de temas educativos;

  • Apresentação de projectos/trabalhos realizados por alunos (em grupo ou individualmente);

  • Criação de um jornal escolar online;

  • Divulgação das actividades de um clube de escola;

  • Apoio a um disciplina.


  • Vídeo sobre o uso dos blogs na escola: http://www.youtube.com/watch?v=bJGlhrJHjW4&feature=related

    Criadora do Blog EMEIF Maria de Jesus Oriá Alencar

    Bem, eu me chamo Madalena Márcia Pereira de Andrade, tenho 26 anos, sou graduada em Pedagogia, faço especialização em Gestão Escolar na UFC Virtual, trabalho na Coordenação Municipal do Projovem Urbano como Assessora Pedagógica e atualmente sou professora efetiva do município, lotada na EMEIF Maria de Jesus Oriá Alencar, na SER VI.

    Curso de Especialização em Gestão Escolar (Pós-graduação lato sensu)

    O Curso de Especialização em Gestão Escolar, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, está sob a responsabilidade de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que integram os estados federados do país. Trata-se de curso de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 432 horas, voltado para a formação continuada e pós-graduada de dirigentes da educação básica, sobretudo gestores das escolas públicas.
    Tal curso insere-se num conjunto de políticas que vêm sendo implementadas pelo setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, e que expressam o esforço de governos e da sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar com qualidade social.
    Dessa forma, o Programa surgiu da necessidade de se construir um processo de formação de gestores escolares que contemple a concepção do caráter público da educação e da busca dessa qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, olhando a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana.
    O Programa tem por objetivo básico contribuir para a formação efetiva de gestores educacionais da escola pública, dispondo de elementos teórico-práticos que viabilizem uma educação escolar básica com qualidade social.
    Desse modo, este curso de especialização para gestores, realizado por meio da EAD e integrado a um conjunto de ações formativas presenciais, pretende democratizar ainda mais o acesso a novos espaços e ações, com vista ao fortalecimento da escola pública como direito social básico, uma vez que essa modalidade de educação possibilita, dentre outras facilidades:
    • uma maior flexibilidade na organização e no desenvolvimento dos estudos;
    • o fortalecimento da autonomia intelectual;
    • o acesso às novas tecnologias da informação e da comunicação;
    • a interiorização, garantindo o acesso daqueles que atuam em escolas distantes dos grandes centros urbanos;
    • a redução dos custos de formação a médio e longo prazos;
    • a criação de infra-estrutura adequada nas universidades públicas e
    • a formação de educadores e técnicos, para atuarem em EAD.
    A gestão democrática das unidades escolares constitui uma das dimensões que pode contribuir significativamente para viabilizar o direito à educação como um direito universal e se configura como o princípio norteador desse curso.
    Nessa perspectiva, a gestão democrática é aqui considerada como princípio da educação nacional e presença obrigatória em instituições escolares, constituindo-se no modo como a comunidade educacional se organiza coletivamente para levar a termo um projeto político-pedagógico de qualidade, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de cidadãos críticos e compromissados com a transformação social.

    Acessem o curso:  http://www.virtual.ufc.br/gpege

    Tuesday, January 4, 2011

    Feliz 2011!

    EU LHE DESEJO, que você permaneça acreditando em você mesmo, na sua inteligência, coragem e capacidade para ser um profissional bem sucedido.
    EU LHE DESEJO, que o amor e a sabedoria o levem a estabelecer um ambiente familiar equilibrado, seja na sua relação com os seus filhos, seja nas relações dos seus filhos com eles mesmos.
    Que, com a sua presença madura, paciente e amorosa, eles sintam que são amados por você e que lhe retornem todo o amor que receberem.
    EU LHE DESEJO, que você encontre e estabeleça o equilíbrio afetivo e emocional.
    Que você encontre a pessoa que seja a ressonância para uma parceria sustentada nos pilares do amor recíproco.
    Que nessa pessoa você encontre motivos e motivação para investir, sem medo e com vontade, no dia a dia da vida a dois.
    "Não é bom que o homem esteja só", pensou Deus. E criou a mulher, para ser a sua companheira, para que o homem não se sinta só.
    Você percebe a profundeza deste pensamento divino?
    "Não é bom que o homem esteja só".
    É muito mais do que ter uma mulher ao lado.
    É criar laços fortes e duradouros com essa mulher.
    Se assim não for, ainda que com uma mulher ao seu lado, o homem se sentirá só.
    Ambos estarão sós.
    A nossa vida, basicamente, transcorre ao longo de duas vias paralelas: a afetiva e a profissional.
    Quando a afetividade não vai bem, todo o restante fica contaminado.
    Do alto do sucesso profissional, não há como deixar de vermos a outra via paralela, a da afetividade, e percebermos os vazios que ali criamos.
    Que gosto tem o sucesso, se a alma estiver vazia de afetos verdadeiros?
    EU LHE DESEJO, um NOVO ANO pleno de afetos verdadeiros!
    Feliz Ano Novo!