Tuesday, April 12, 2011

Definições de Planejamento, Plano e Projeto

O planejamento é o processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor funcionamento de instituições, organizações e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre um processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.
            Já o plano é um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer e com quem fazer. O plano é a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar. O plano tem a conotação de produto do planejamento, desse modo é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições.
            O projeto é também um documento, produto do planejamento, porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano. Como o próprio nome indica, projetar é lançar a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.
            Portanto, hierarquicamente o que vem primeiro é o planejamento, pois consiste no processo de tomada de decisões, como por exemplo, o Planejamento Educacional, que é o processo contínuo que se preocupa com o “para onde ir” e “quais as maneiras adequadas para chegar lá”, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo, ou seja, é algo mais abrangente. Em seguida vem o plano, que é resultado do planejamento, na forma de um cronograma, lista de atividades ou tarefas, sobre o qual se farão os acompanhamentos periódicos para verificar se a meta está sendo gradativamente atingida. Exemplificando temos o Plano Escolar, que é onde são registrados os resultados do planejamento da educação escolar. E por último, vem o projeto, que resumidamente entendemos como um esforço temporário empreendido para alcançar um objetivo específico, como por exemplo, tivemos em nossa escola no plano de curso de Ciências o assunto Dengue e decidimos então, fazer o “Projeto Dengue na minha casa não”.

1 comments:

wilber said...

Gostei e entendi. Obrigado.

Post a Comment